Páginas

Rigo, Wine e a Nova Interface



Depois de um bom periodo sem tocar no assunto, tenho agora grandes novidades sobre o Alice 5 *-* Vamos por partes, como Jack, o Estripador! 

Nessa foto maior, abaixo, apresento-lhes a nova interface do Alice. Ela foi desenhada sobre o KDE 4.9 e está agora perfeitamente estável decorrendo sobre o Kernel 3.5. Ao contrario das últimas duas versões do sistema, nesta 5ª não estará disponível o modelo de Moldura (quatro painéis distintos, um em cada borda da tela). Portando um painel superior e outro inferior, essa nova versão do sistema prioriza voltar às origens do Gnome 2, com sua clássica funcionalidade, leveza e usabilidade. Valendo-se também do textura “Plasma” a interface está cheia de belos efeitos, transparências e animações que possivelmente irão encher os olhos do usuário. Ainda não está com todos os recursos ativados, mas pretendo trabalhar neles, sempre aprimorando, até o final do desenvolvimento.

Outra novidade muito importante: consegui finalmente integrar o sistema ao software gerenciador de pacotes Entropy, incluindo ainda sua 'interface' “Rigo” (Imagem superior direita).Não é um software tão comum, mas já aparece presente por padrão em algumas distribuições de certo renome, impulsionado principalmente por sua criadora, a Sabayon. Valendo-se disso, o Alice 5 vai compartilhar os mesmos servidores, pacotes e repositórios de atualizações do gigante Gentoo Linux, inclusive trazendo o sistema Emerge para manipulação dos pacotes. Desse modo, o Alice 5 ganha por estar sempre tão atualizado quanto um sistema operacional tão renomado quanto o Gentoo.

E a novidade que mais interessa à maioria dos usuários finais, enfim. Alice 5 trará alta compatibilidade com softwares do Windows. Veja na imagem superior esquerda, o Microsoft Power Point instalado! Isso graças a Wine – famosa camada de compatibilidade. O Wine traz uma série de .dll (bibliotecas de executaveis) padrões do Windows, fazendo com que elas rodem diretamente sobre o Kernel, praticamente como se fossem nativas do sistema. Além do mais, quando usada em conjunto com o PlayOnLinux (software que fornece uma interface gráfica ao Wine) à facilidade de instalação dos softwares Microsoft e derivados, sobre o Alice, torna-se uma experiência muito simplificada. Tanto o Wine quanto o PlayOnLinux acompanharão o Alice por padrão.

Por enquanto é isso. A criança tá ganhando vida, tá ganhando forma. Eu não esperava que tão rapidamente já pudesse alcançar esse grau de desenvolvimento. Estou mesmo ficando muito feliz e satisfeito com o que vejo no Alice até aqui.

Até a próxima, turminha ;)